O lugar mais alto no pódio e a liderança, normalmente, são destinados a apenas um. Poucas vezes encontraremos dois ocupando esse espaço.

Qualquer que seja o evento, quanto mais ampla a possibilidade de participação de concorrentes, mais dura a competição.

O mundo dos negócios nos permite notar com clareza como o ser humano é surpreendente, criando e tornando obsoletos produtos e conceitos.

Nesse aspecto, maior poder terão gestores com visão de futuro, pois poderão não apenas prevê-lo, mas criá-lo.

No ambiente empresarial, onde não há métodos e verdades absolutas, o capital intelectual tem estabelecido as vantagens competitivas.

O domínio dos recursos naturais há muito tempo é superado pela competência em fornecimento de tecnologia.

O barateamento, simplificação de produtos e equipamentos, a facilidade de importação em um mundo globalizado, possibilita a criação de empresas e a sua transferência para locais que permitam a fabricação com custos competitivos.

Nações e empresas que se destacam são aquelas com determinação para investimento e desenvolvimento do capital intelectual de seus recursos humanos. Estes são ambientes que atraem, retém e geram talentos para exercício da sua vocação.

Um produto inovador pode alterar não só futuro de uma empresa, mas de todo mercado.

Alcançar o sucesso já um processo é difícil, como mantê-lo?

Grandes empresas têm sucesso e longevidade porque criam novos produtos continuamente.

A essência de qualquer negócio bem sucedido é ter produtos campeões de venda, todo o resto é discurso sem propósito.

Produtos e serviços inovadores, que fornecem valores aos clientes, percorrem uma estrada congestionada até ocupar um espaço na mente de seus consumidores.

A relevância do produto e marca não ocorre de forma simples, rápida e graciosa.

Há um longo e complexo trabalho a ser desenvolvido com o uso racional e inteligente da mídia para se obter visibilidade significativa.

Não faltam exemplos de marcas e produtos prestigiados que caíram no esquecimento, perderam relevância e foram substituídos por outros, porque os gestores das empresas que os detinham negligenciaram a relação com os clientes.

Fala-se muito em relação com os clientes (CRM – Customer Relationship Management), mas pratica-se pouco. O contato costuma ter como foco o revendedor, quando o efetivo decisor das compras é o consumidor.

Há uma verdade que poucos se dão conta: o comerciante está sempre um passo atrás do consumidor.

Distinguir uma onda de uma tendência é um processo complexo. Antes de abandonar um movimento os consumidores se esbaldam, com isso dificultam a leitura dos comportamentos.

Os comerciantes querem segurança antes de aderir, por essa razão muitos entram quando os consumidores já estão saindo atrás de novas propostas.

Em um ambiente competitivo são necessários técnicas de produção e acesso a materiais e recursos para produzir a baixo custo.

O baixo custo, a excelência em qualidade e os preços competitivos favorecem a organização no estabelecimento de importantes vantagens mercadológicas.

Ainda, gestão competente de recursos que permite à empresa manter a saúde financeira para que seus gestores possam se dedicar aos aspectos estratégicos dos negócios.

E, acompanhamento dos planos de trabalho e metas. Sem controle de desempenho não é possível efetuar correções nos desvios observados.

Dessa forma, como pode ser visto, a condução de uma empresa à liderança de mercado requer atenção a 10 passos:

1)      Visão de futuro

2)      Investimento em capital intelectual

3)      Técnicas de produção de baixo custo

4)      Oferta de valores aos consumidores a preços competitivos

5)      Investimento em mídia

6)      Posicionamento de produto

7)      Posicionamento de marca

8)      Gestão de relacionamento do o cliente – CRM

9)      Gestão competente de recursos

10)  Controle de desempenho

A falta de atenção a esses aspectos no médio prazo torna as empresas sobreviventes em decadentes.

Dez passos que ratificam que a luta pelo futuro começa não como uma batalha pela participação de mercado, mas como uma batalha pela liderança intelectual.

 

 Ivan Postigo

Diretor de Gestão Empresarial

Postigo Consultoria Comunicação e Gestão

Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

Twitter: @ivanpostigo

Skype: Ivan.postigo

Autor dos trabalhos

Livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas

Free e-book: Prospecção de clientes e de oportunidades de negócios

Simulador de resultados adotando premissas

Simulador: Cálculo de Prospecção de Clientes  para Metas e  Cotas de Vendas

ACEITAMOS TODAS AS FORMAS DE PAGAMENTO ON-LINE
FAÇA CONTATO CONOSCO SEM COMPROMISSO

CURSO DE INFORMÁTICA VÍDEO AULAS EM 5 DVDS
Tudo que você precisa para virar um expert em informática, curso interativo do básico ao avançado, com este curso poderá trabalhar nas áreas. Supervisor de TI, Assistente Técnico de Hardware e Redes, Auxiliar de Hardware, Auxiliar de Redes, Operador de Computador, Supervisor Gráfico, Designer Gráfico Web Designer.
COLETÂNEA EM 15 DVDS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Para os profissionais que esta buscando conhecimento na área da construção civil e engenharia. Esta super coletânea da construção em 15 dvds não pode falta em seu escritório de engenharia ou arquitetura. Você vai ampliar seus conhecimentos por meio de diversos vídeos aulas e apostilas interativas.
MONTE SEU PRÓPRIO NEGOCIO NA INTERNET EM 2 DVDS
Você recebera 2 DVDs com todos os softwares, modelos de sites prontos, mais de 350 cursos, vários ebooks pronto para vender, 90 milhões de emails atualizados para você divulgar seu negocio, vários modelos de negócios pela Internet, você poderá montar seu negocio a parte de sua casa. Todo o material contém mais de 35.000 arquivos segmentado por pastas de fácil identificação.